Fuji-Fujifilm GW690 III Manual (Português)

O Fuji-Fujifilm GW690 III Câmara Rangefinder

O profissional de médio formato de câmera Rangefinder 6×9 também conhecido como “tijolo” ou “Texas Leica” uma velha expressão: “Eles cultivam grande no Texas.” e “O melhor é do Texas”, e Leica porque lembra os telémetros Leica de 35mm, mas além dos apelidos câmeras Fuji esta série G Rangefinder foi e ainda é o carro-chefe de fotógrafos profissionais ao redor do mundo.

A Fuji G série iniciada em 1967, que veio em 6×7, 6×8, tamanhos de formato 6x9cm médio e era um lendário Câmara fotógrafos profissionais ao longo dos anos porque produziu imagens fenomenais e nitidez de sua lente Fujinon fixo e você pode sempre depender do trabalho de câmera Fuji em todas as condições. Você poderia jogar o Rangefinder na sua bolsa e curso sobre terang grave, depois puxe-a saber que você sempre teve uma câmara de trabalho à sua disposição. Construído para ser confiável, muito resistente e um fácil de usar com uma habilidade excepcional ao longo dos anos. A última geração do G Fuji série foi foi a terceira geração introduzida em meados de 1990, o que não muda muito em termos de óptica, mas fez uma série de mudanças, no entanto:

  • A Fuji GW690 terceira geração ou modelos III são introduzidos no Japão (6×9 cm, 8 tiros por filme 120/16 tiros por filme 220)
  • Totalmente novo mecanismo VF / RF. O mais velho de ouro revestido sistema de feixe-divisor é substituído por um novo vernier (Leica-estilo) duro do ponto retangular em um aluminizado divisor de feixe. O resultado é que o brilho aumenta, mas VF-RF contraste local é reduzido.
  • Botão de carregamento significa que ao premir dois pequenos botões vermelhos no interior do compartimento do filme libera os carretéis de cinema.
  • Redesenhado volta agora tem trava na câmara traseira, em oposição a uma alavanca de puxar para baixo na parte inferior da câmara. Placa de pressão mantém-se inalterado.
  • Plástico fosco cobre com novas proporções arredondadas. Aderência anatômico de frente e de trás do lado direito.
  • Nível de bolha em cima da câmera.

Não surpreendentemente, a série III vende por muito mais, mesmo usados. Descontinuado.

Plásticos: o mito urbano da RF Fuji: As pessoas constantemente se queixam de que a GW e mais tarde Fuji RF (particularmente a série III são Isso é um absurdo A câmera possui um teor de metais bastante robusto, o que demonstra que a câmera evoluiu gradualmente “plástico”.. do G690 em vez de ser um remake do mesmo. a borracha eo design exterior de plástico feito esta câmera ainda mais difícil. o quadro é ainda fundidos e as costas é carimbada metal. barril a lente também é de metal

Linha de fundo: difícil de perder com esta câmara.

 Fuji-Fujifilm GW690 III manual

NOMES DAS PEÇAS

1. Alavanca de Avanço filme
2. Obturador topo
3. Contador de Exposições
4. Obturador frente
5. Bloqueio de lançamento da frente do obturador
6. lente
7. filme Selector
8. Sapata de Acessórios (Hotshoe)
9. nível
10. Janela visor
11. Lug correia
12. Sincronia tampa do soquete
13. Knob Carregando filme
14. Encaixe para Tripé
15. ocular do visor
16. Slot para lembrete de Cinema
17. Lug correia
18. Voltar câmera Bloquear
19. Tome-se Knob Spool
20. Atuação do obturador Contador
21. Placa de pressão
22. Rail plano focal
23. Filme Iniciar Mark
24. Comprimento filme Winding Detectando Rolo
25. Tome-se Spool
26. Versão carretel Botões Knob 

 Como usar a FujiFilm GW690 III

Preparando a CÂMARA

1. Colocar a alça de ombro
• fivela (Fig.1-A)
• aro (Fig. 1-B)
Passe as extremidades da cinta através de terminais da câmera cinta e ajustar o comprimento da tira com as fivelas (Fig.1)
• Para passar o fim correia através do aro. empurrar o aro de volta um pouco para tat você pode fazê-lo mais fácil.
• Para realizar a câmera horizontalmente, use os terminais cinta em ambos os lados da câmera: para carregá-lo na vertical, use os terminais cinta dois no lado direito.
2. Usando o caso da câmera
usar o estojo para proteger a câmera. (Fig.2)
3. Colocar a tampa da lente
Apenas se encaixam na cobertura da lente / tampa para proteger a lente da poeira e areia. (Fig. 3)
(Não limpe a lente com pano de silicone porque ele vai deixar marcas de abrasão minúsculos no vidro. Tome especial cuidado porque a poeira e arranhões na lente podem prejudicar a sua nitidez apreciável. Ver parágrafo intitulado “Limpando a lente”).
4. Colocar a ocular do visor
Apenas aperte-o na tomada ocular. (Fig.4)
• A Ocular (-1 dioptria) na sua câmera é projetado para as pessoas com visão normal.

CARREGANDO O FILME

1. Abrindo a câmera de volta
Para abrir a câmera de volta, erguer a câmera de volta bloquear e pressione-o para a parte inferior da câmera. (Fig.5)
Para fechá-lo, manter o bloqueio ereto, pressione o cameraback contra o corpo, em seguida, encaixe a trava para baixo.
• A parte de trás da câmera não vai fechar, a menos que o bloqueio de câmera está ereto.
2. Seletor 120/220 filme
• Filme Selector Lock (Fig.6-A)
Ao puxar o filme bloqueio do selector, virar e definir seletor de filme para o filme que você está usando da seguinte forma: (Fig.6) com 220 rolo de filme que você começa 16 exposições, com 120 rolo de filme que você começa oito exposições com 120 rolo de metade do comprimento filme chegar 4 exposições.
• Certifique-se de definir o seletor de filme e placa de pressão para o filme (120 ou 220) que você está usando.
Se você não usar o lado correto da placa de pressão, você não vai ter a imagem focada precisamente porque o filme não vai passar para o plano focal exata.
(120 filme em rolo está ligado a um papel de suporte opaca sobre toda a sua extensão, mas esse papel é usada apenas na extremidade dianteira e traseira de filme 220 de rolo. A espessura do papel de suporte faz com que uma mudança na posição do plano focal e a placa de pressão ajusta-se esta diferença, mantendo a película plana no plano focal em um e ao mesmo tempo).
Atenção:
Se você mudar o seletor ele depois de carregar o filme, a cautela é necessária porque o contador não pode redefinir como deveria ou o filme não pode acabar propriedade Em tais casos, a câmera funcionar eu voltar ao normal se você abrir a câmera para trás e redefinir a filme selector para a posição correta.
<Placa de pressão>
Se você estiver usando 120 rolo de filme, você vai ter que usar o lado da placa de pressão marcado “120” e se você estiver usando 220 rolo de filme, você vai ter que usar o lado marcado “220” (Fig.7)
Para virar a placa de pressão apenas empurrá-lo na direção da seta e retire-o.
3. Carregando o carretel aceitação e filme
• Botão de spool botões de liberação (Fig. 8-A)
1. Saem os botões de carretel, pressionando-os botões botão de liberação (pequenos botões vermelhos na oferta e aceitação lados.) (Fig. 8)
2. Retire a bobina vazia, se encaixa no interior da câmara de captação (localizado no mesmo lado que a alavanca de avanço da película), em seguida, premir o botão do carretel aceitação.
3. Carregar o filme na câmara de filme (localizado no mesmo lado que o da ocular do visor), pressione o botão de carregamento em película (Fig.9)
• O carretel aceitação e rolo de filme pode ser carregado mais fácil encaixe no topo superior da câmera primeiro lado.

4. Posicionar a marca de início de filme
Retire o líder papel filme, passe-o pelo canal de filmes insira a ponta na abertura da bobina de recolhimento, e enrole a líder papel em volta da bobina com a alavanca de avanço do filme.
Pare enrolamento logo que o sinal de início de filme no papel líder esteja alinhada com a marca de seta (para baixo) no lado direito do canal de película, em seguida, fechar a parte de trás da câmara (Fig.10)
<Evitando folga filme>
• Para evitar que o filme de afrouxamento pressionar para baixo o papel líder perto do lado da oferta ligeiramente com o dedo para que ele não vai fivela e enrole a alavanca de avanço do filme firmemente
• Para evitar que o filme se torne solta de novo quando a câmera volta a ser fechada, use a alavanca avanço do filme para manter o papel líder tenso até que você tirar a câmera de volta no lugar.
<Posicionar a marca de início em 220 rolo de filme>
• Se você estiver usando linha 220 rolo de filme-se a marca de seta sólida (marca de chumbo normal), com a marca de seta (para baixo) no canal de filme. Não use a linha fina com hífen (marca de chumbo de comprimento) (Fig. 10)

Use this Mark/Use esta marca

5. Enrolamento do filme e posicionando-o para o primeiro tiro
• Depois de colocar o filme, apenas o vento a alavanca de avanço do filme, tanto quanto for possível. O contador exposição vai mudar de “S” para “1” eo obturador galo por si só (Fig.11)
• Corte o topo da sua caixa de filme e inseri-lo no slot lembrete filme na parte de trás da câmera. Ela se lembrar qual filme você está usando (Fig.12)

Definir e ajustar os controles da câmera

1. Libertar o obturador frente
Se você pode ver a letra “L”, o obturador está bloqueado. Para desbloqueá-lo, pressione o fecho de liberação do obturador frente para a lente de forma a cobrir o “L” (Fig. 13)
2. construído em capa de lente
A cobertura da lente é construído no corpo da lente. Para usar só puxá-lo para fora. (Fig.14)
• Apenas retire a cobertura da lente, rodando. Assim, você pode fazê-lo mais fácil.
3. Definir o selector de velocidade do obturador e anel de abertura
• A velocidade do obturador seletor (Fig. 15-A)
• Anel de abertura (Fig.15-B)
Retire a cobertura da lente e definir o selector de velocidade de obturador e abertura do anel tor a imagem que você está tomando.
• Certifique-se de definir o anel de velocidade do obturador para as posições de clique. É necessário ter cuidado porque as lâminas do obturador não podem abrir se você configurá-lo em qualquer lugar entre as paradas de galinha.
4. Focagem da lente
olhar através do centro da ocular do visor o objeto no visor e rode o anel de focagem para fazer as imagens duplas no ponto central amarela no visor convergem para um (Fig.16)
• quadro brilhante (Fig.16-A)
• ponto central duplo-imagem (Fig.16-B)
• Sempre alinhar seu olho com o Centro da ocular do visor, se você não fizer isso, a mancha amarela com foco vai passar fora do centro da moldura brilhante e você não será capaz de focar a lente com precisão.
5. Compor a sua imagem
• Componha a sua imagem dentro do quadro brilhante. Os lados superior e esquerdo do quadro brilhante irá mover automaticamente e corrigir paralaxe como você se concentrar.
• Mover linhas de quadro de cima e do lado esquerdo. (Fig.16-C)
• Para tirar fotos infravermelhas medir a distância do sujeito com o anel de focagem e definir que a distância para mim infravermelho marca (linha vermelha chamada “R”) Isso vai fazer-se para o ponto mais próximo em que um pouco você vai ter que se concentrar. (Fig.17)

<Usando a profundidade de campo da tabela>
A profundidade de campo é a zona de acuidade na frente e atrás do ponto em que a lente é focada e se varia com a distância focal da lente, a abertura ea distância de disparo. A sua câmara é fornecida com uma profundidade de campo de escala na parte superior da lente em ambos os lados do ponto de fixação da lente, mas para leituras mais detalhadas, referem-se à profundidade de campo da tabela de acompanhamento para a câmara.

Exemplo:
Se a distância focal de sua câmera é de 90 mm e você está atirando de uma distância de 5 metros com uma abertura de F8, tudo entre 4,09 e 6,46 metros, a câmara entrar em foco.

 (Profundidade de campo lista)

6. Enrolamento o filme e armar o obturador
• Se o número “1” é. Mostrando no balcão de exposição, o obturador
lâminas vai abrir e fechar quando você pressiona no a ou o botão de disparo frontal. Para avançar o filme e armar o obturador para a próxima cena, apenas o vento a alavanca de avanço do filme duas vezes.
• O primeiro curso vai armar o obturador e avanço de filme a parcialmente o segundo curso irá completar o avanço do filme. O ângulo de enrolamento d a alavanca de avanço do filme, portanto, diferem na segunda tacada com a quantidade de filme virgem esquerda.
Nota:
Para testar se o obturador operar ou não, abrir a câmera para trás. Você não pode pressionar o botão de disparo com a câmara traseira fechada
<fotografar com a câmera na vertical> (Fig.18)
Se você estiver fotografando com a câmera na vertical use o botão de disparo frontal Ele permitirá que você mantenha o mais estável da câmara
<Usando tripé> (Fig.19)
É que você está atirando dentro ou imagens noturnas com uma velocidade do obturador de 1/30-second ou mais lento, use um tripé e um cabo disparador.
<Tempo de exposição>
Para tirar Iong-exposição imagens, defina o selector de velocidade do obturador em “T” (tempo) e imprensa no obturador. O obturador permanece aberto mesmo se você tirar o dedo do obturador. Para a viagem do obturador, é só virar o selector de velocidade do obturador de volta para “1”
• Em tempo de exposição, se é possível a viagem do obturador operando a alavanca avanço do filme, mas o filme vai avançar e mover sua imagem fora de posição, neste caso, a viagem do obturador no tempo de exposição, sempre girar o seletor de velocidade do obturador. Não opere a alavanca de avanço do filme
7. Descarregar o filme
• Depois de concluir expondo um rolo de filme, enrole-a até o fim com a alavanca de avanço do filme. A liberação repentina de tensão irá dizer-lhe que a extremidade traseira deixou sua bobina e enrolamento que foi concluída. Para enrolar o filme completamente, vai demorar cerca de três acidente vascular cerebral após a liberação de tensão. Em seguida, abra a câmera para trás tirar-me exposta rolo de filme e selar o fim para evitar o rolo desenrolando (Fig.20)
• A bobina vazio é transferido para o lado de recepção para assumir o próximo rolo de película.

8 Tomando flash de imagens
• Se você estiver usando um clip-on de tamanho pequeno flash, prendê-lo no sapato acessório no topo da câmera (Fig.21)
• Para usar a tomada de sincronização, vire a tampa da tomada sincronia com o seu dedo na direção da seta, em seguida, conecte o cabo na tomada (Fig.22, 23)
• Sua câmera tem um X-contato que é flashes eletrônicos irá sincronizar com todas as velocidades do obturador
• Se você estiver usando uma lâmpada de flash, use uma lâmpada M-Class com uma velocidade de obturação 1/30-second ou mais lento. Se a velocidade do obturador é de 1/60 de segundo ou mais rápido do que o flash descarregará mas não vai sincronizar de forma adequada e uma grande parte da luz será perdida.

Cuidados e MANUTENÇÃO

Supõe-se que a maioria de vocês que possuem um GW690III Fuji são fotógrafos profissionais que irão colocar a câmera para uso duro e que não têm condições de desenvolver problemas câmera no meio de um trabalho. É, portanto, espera-se que as seguintes instruções e recomendações serão cuidadosamente atendido.

1. Utilizando o contador de accionamento do obturador
Sua câmera é presidida com um contador de atuação de 3 dígitos do obturador no fundo que lhe dirá quantas vezes o obturador foi usada de modo que você vai saber quando a câmera precisa de manutenção. Conta accionamentos 10 de obturador como 1: isto é, se ele mostra 150, o obturador ter sido accionado 1,500 vezes. Depois de alcançar 999 (9,990 Shots) vai voltar a 000 com 10 tiros mais (Fig.24)
<Revisão>
Sua câmera é um instrumento de precisão e é sujeito a desgaste normal. O coração de sua câmera é o obturador. Ele está intrinsecamente construída precisão reuniu mais delicado e menos duradoura na consistência do que as outras partes, e os problemas do obturador pode ser ruinoso para as suas fotografias, é recomendado o seguinte sobre a força dos testes de fábrica completos.
(1) do obturador
Normalmente, persianas interlens executar perfeitamente até cerca de 5.000 tiros, após o que eles se tornam menos precisas e pode começar a comportar de forma irregular. Depois de 10,000 tiros, as lâminas do obturador não serão mais aberto ou fechado, o que significa que eles atingiram o seu limite de resistência. Certifique-se de ter o seu obturador revisado assim que foi acionada 5,000 vezes: isto é, quando o contador chegar a 500.
(2) unidade avançada de Cinema e outros
A unidade de avanço da película é muito mais durável do que o obturador. Para estar no lado seguro, no entanto, você deve tê-lo revisado em conjunto com os outros mecanismos como o obturador foi acionado 10.000 vezes (quando o contador voltar a 000 de 999)
Nota:
Seria prudente ter revisado sua câmera antes, se você tomar uma grande quantidade de fotos perto do mar ou sob outras condições adversas.

2. Verificando a câmara antes de disparar
Antes de colocar o filme na câmera, torná-lo um hábito de realizar as seguintes verificações
(1) unidade avançada de Cinema
Abra a câmera volta árido, enquanto observa o carretel de recolhimento, enrole a alavanca de avanço do filme para garantir que a unidade de avanço do filme está funcionando sem problemas
(2) Câmera traseira inferior
Abra a câmera para trás e virar as quatro rolos (dois na câmara
costas e dois no corpo da câmera) para se certificar que estão funcionando corretamente. Além disso, verificar as fontes de pressão no cinema o filme aceitação e fornecer câmaras para se certificar de que eles estão ligados corretamente e podem exercer pressão suficiente sobre o filme
(3) Rangefinder
Enquanto vê a imagem no local duas vezes com foco no visor foco da lente no infinito e na distância mais próxima com foco para garantir que o anel de focagem está operando corretamente. Se você pode abrir a câmera para trás e verificar a imagem com foco no plano do filme, com um vidro fosco folha eo branco-leitosa filme TAC que vem com a câmera, tanto melhor. O vidro moído e filme TAC deve ser colocado sobre os internos plano focal trilhos, não sobre os trilhos de guia exteriores e elevado filme
(4) do obturador
Verificar as várias velocidades do obturador para trás através da câmara. Você pode mais ou menos dizer se o obturador está operando na velocidade certa ou não pela quantidade de luz que passa através e pelo som que faz.
(5) Abertura
Abra a câmera para trás e girar o anel de abertura para assegurar que as lâminas de abertura abrir e fechar sem problemas.
(6) Sincronização do flash
Clipe no flash, abra a câmera para trás, abra-se a abertura total, defina o selector de velocidade do obturador para a velocidade que você quer, então pressione o botão do obturador. Se a luz entra pela lente, flash e velocidade do obturador são correctamente sincronizados.
Importante
Problemas câmera pode lhe custar muito caro tanto material quanto o contrário. Sempre verifique a sua câmera antes do uso e tê-lo revisado periodicamente, de modo que você pode ter certeza de si mesmo em todos os momentos.

3. Limpeza da lente
Como mencionado anteriormente, arranhões na superfície da lente pode reduzir a sua nitidez muito mais do que você pensa. Se o contrato de sua imagem parece de alguma forma insuficiente e não olhar fresco o suficiente, a causa é geralmente arranhões na superfície da lente.
Como limpar
(1) Em primeiro lugar, soprar a poeira frequentemente a partir da superfície da lente completamente com um ventilador de ar.
(2) Em seguida umedeça uma folha de papel para limpeza de lentes com abundância de Fuji líquido de limpeza da lente e limpe a lente com ele em um movimento circular. Sempre comece a partir do centro, então, gradualmente mudar-se para as bordas.
(3) Por fim, depois de todos os contaminantes foram removidos, limpe a lente restante fluido de limpeza a seco com uma folha de papel de limpeza de lentes. Mais uma vez, começar a partir do centro em um movimento circular, em seguida, mudar-se para as bordas.
Atenção:
Respirar uma névoa na superfície da lente, então limpá-lo com pano de silicone ou outro material similar é a pior coisa que você pode fazer. Nunca faça isso, porque esta é uma das principais causas arranhões CT em lentes de câmera.

4. Precauções
• Sempre carregar e descarregar filme em luz difusa
• no tempo quente, não deixe sua câmera em um carro fechado ou em locais úmidos, exceto temporariamente por um tempo muito curto.
• Sempre limpar a câmera, antes e depois de tirar fotos. Limpe o interior com um ventilador de ar, e limpe o exterior com um pano de silício.
• Coloque sua câmera de distância, onde é seco e fresco e livre de poeira. E não se esqueça de colocar a tampa da lente.
• Se houver solo ou poeira na câmara de filme, o filme pode ser riscado. Certifique-se de limpar o interior da câmara de vez em quando.

 



Leave a Reply

Your email address will not be published.